Universdade do Sol Online

Aquecedores solares de água passarão a ser certificados pelo Inmetro

Em dois anos, equipamentos só serão comercializados com nova certificação

Os equipamentos coletores solares para aquecimento de água passarão a ser certificados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). O Instituto publicou no último dia 6 de julho a portaria nº 352 que torna obrigatória a certificação de qualidade.

Os aquecedores serão avaliados pelo Organismo de Certificação de Produto (OCP) do Inmetro. Passarão pela avaliação os coletores solares para aquecimento de água, reservatórios térmicos fechados para aquecimento solar e com volume padronizado menor que 1000 litros e sistemas acoplados.

O Inmetro determina que a partir de 24 meses da data de publicação da portaria, os equipamentos de aquecimento solar de água deverão ser fabricados e importados somente com a certificação. A partir de seis meses contados do término do prazo anterior, só será autorizada a comercialização dos aparelhos avaliados pelo Inmetro.

O texto completo da portaria está disponível no site do Inmetro.