Universdade do Sol Online

IEA encontra enorme potencial para aquecimento e refrigeração solares

IEA Solar Heating and Cooling RoadmapA energia solar pode ser responsável por aproximadamente um sexto das necessidades de aquecimento à baixas temperaturas e refrigeração do mundo até 2050, de acordo com o roteiro lançado no início de julho pela Agência Internacional de Energia (IEA).

“O Roteiro de Aquecimento Solar e Refrigeração da IEA confirma a grande oportunidade que está no uso de energia solar térmica para substituir os combustíveis fósseis e eletricidade”, diz Werner Weiss, presidente do Programa de Aquecimento Solar  Refrigeração da IEA, que proporcionou importantes conhecimentos para o roteiro.

Enquanto o aquecimento e refrigeração solares hoje fazem uma modesta contribuição para a demanda mundial por energia, o roteiro prevê que se os governos e a indústria tiverem uma ação em conjunto, a energia solar poderia produzir anualmente mais de 16% do consumo total de energia final para aquecimento de baixa temperatura e quase 17% para o refrigeração. Isso corresponderia a um aumento de 25 vezes em termos absolutos de implantação de tecnologia SHC nas próximas quatro décadas.

“Além de substituir os combustíveis fósseis que são diretamente queimados para produzir calor, as tecnologias de aquecimento solar também podem substituir a eletricidade usada para aquecimento de água em cômodos individuais e edifícios”, diz Paolo Frankl, chefe de divisão de Energias Renováveis da AIE. O relatório aponta que a tecnologia de refrigeração solar térmica pode reduzir a carga sobre redes elétricas em momentos de pico de demanda de refrigeração totalmente ou parcialmente substituindo aparelhos de ar condicionado convencionais movidos a eletricidade nos edifícios.

Ele também salienta a possibilidade de expansão do uso dessas tecnologias na indústria. Frequentemente esquecida é a significativa demanda por água aquecida à baixas e médias temperaturas dos diversos setores da indústria em processos de lavagem, secagem de produtos agrícolas, pasteurização e cozimento. “Esses processos industriais oferecem um enorme potencial para tecnologias de aquecimento solar, o que poderia suprir até 20% do tatal da demanda global industrial para aquecimento de baixa temperatura por volta de 2050”, explica Frankl.

Para realizar a meta traçada, o roteiro AIE recomenda ações-chave que os governos devem tomar durante a próxima década. Estes incluem a criação de um quadro político estável e de longo prazo para aquecimento e refrigeração solares; criação de incentivos econômicos e abordar barreiras como a falta de de controle de qualidade. Outras recomendações são para os governos para que forneçam financiamento e apoio de mecanismos de pesquisa, desenvolvimento e demonstração para tecnologias promissoras que estão em um estágio inicial e podem atingir o volume de alta produção comercial dentro de 10 anos.