Universdade do Sol Online

O chuveiro híbrido: Solar + elétrico

Um banho com água aquecida pelo aquecedor solar, conjugado com o chuveiro elétrico, além de mais barato e confortável, ainda é ecologicamente correto.

Qual é o banho mais confortável, ecologicamente correto e mais barato? Se você está em busca dessa resposta, fique sabendo que já está comprovado que o aquecedor solar, instalado e atuando em conjunto com o chuveiro elétrico, já demonstrou ser a melhor opção para atender o trinômio “conforto, economia e preservação do meio-ambiente”.

Considerando uma máxima que há muito tempo vem sendo confirmada: O Chuveiro elétrico é o grande gastador de energia elétrica em uma residência (consome algo em torno de 35% de toda a energia consumida) o chuveiro híbrido, que é uma união dos dois métodos: aquecedor solar para captar energia nos dias ensolarados e chuveiro elétrico para quando o tempo está chuvoso ou nublado, já confirmou ser a opção mais inteligente para uso residencial, pois além de garantir conforto superior (já que suporta mais vazão de água) economia de energia (pois só utiliza a energia elétrica para aquecer a água do banho quando não há água aquecida pelo sol e, ainda mais importante, só aquece água que vai ser utilizada naquele banho).

A vantagem dessa opção é que ela faz uso da energia solar, mas, quando não há sol, não é preciso aquecer quase todo o reservatório de água, como acontece com os modelos tradicionais que trabalham em conjunto com a complementar elétrico, que aquece a água do reservatório térmico nos dias chuvosos ou nublados.

Outro fator analisado em pesquisas recentes é o desperdício de água. Quando um chuveiro com aquecedor é ligado, seja ele solar ou a gás, a água que já está no encanamento, portanto fria, é descartada. No caso do chuveiro solar e do boiler elétrico, numa família de quatro pessoas, isso pode representar um desperdício de água que pode chegar a 600 litros por mês.

Para resolver esse problema, já existe no mercado o chamado “chuveiro inteligente”. O chuveiro elétrico inteligente possui um sensor que lê a temperatura da água que chega nele (esse sensor pode ser regulado pelo usuário) é só liga para completar a temperatura que falta para chegar a temperatura desejada para o banho ou não liga se a água já chegar quente. Assim, esse modelo elimina o desperdício de água que fica fria nos canos.