Universdade do Sol Online

Práticas sustentáveis são tendência entre resorts

Vila Galé Eco Resorts do Cabo e de Angra oferem confortode hospedagem aliada ao respeito à natureza .

Rio de Janeiro – O ecoturismo tem sido um tema muito visado e que envolve patrimônio e belezas naturais. No Brasil, o setor de hospedagem tem diversificado seus serviços para incluir a experiência de lazer alinhada ao respeito à natureza. Bons exemplos disso são os Eco Resorts da VILA GALÉ, um dos maiores grupos hoteleiros do mundo. Além da educação ambiental disponível por meio de atividades direcionadas aos clientes, práticas sustentáveis são incorporadas às suas rotinas de funcionamento.

A VILA GALÉ Eco Resort do Cabo, localizado no Cabo de Santo Agostinho (PE), promove ações sustentáveis e educativas voltadas para o meio ambiente, a exemplo de triagem e separação do lixo para reaproveitamento; economia de água, e menor utilização de produtos químicos na hora da troca do enxoval. Além disso, a unidade oferece palestras sobre temas ambientais como forma de desenvolver a consciência de responsabilidade social em seus hóspedes.

No quesito economia, o resort do Cabo dispõe de formas alternativas para a redução de energia, como o sistema de aquecimento solar, que economiza água, energia e gás; a automação do sistema elétrico e de ar condicionado; instalação de sensores de presença nas áreas de circulação e nos sanitários, e aquisição de novos equipamentos de lavanderia. Nessas tarefas, os hóspedes trabalham em conjunto aos profissionais dos resorts para garantir a efetivação das práticas.

Além deste, outra VILA GALÉ Eco Resort voltada para a sustentabilidade é a de Angra dos Reis (RJ). Localizado na região conhecida como Costa Verde, rica em fauna e flora, a unidade encontra-se em entre à maior porção de Mata Atlântica preservada do país e o mar límpido.

Além de sua própria localização, a VILA GALÉ Angra também dispõe de práticas responsáveis. Lá, são desenvolvidos tratamento de esgoto e de água em estação próprias, coleta seletiva de lixo e reciclagem. O resort proporciona ainda aos seus colaboradores cursos e palestras sobre o assunto para mais de 200 funcionários, o que também acaba gerando emprego e renda.

“Com essas práticas sustentáveis que pretendem manter o ambiente cada vez mais preservado para os nossos clientes, todos ganham. Hóspedes satisfeitos em contato com a natureza preservada e colaboradores conscientes de que, para continuarmos a desfrutar, precisamos cuidar da nossa casa”, comenta o diretor de operações do grupo VILA GALÉ no Brasil.