Universdade do Sol Online

Prêmio para eficiência energética

São Paulo – A EDP Bandeirante, distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP no Brasil, foi premiada no 9º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética e Expoeficiência, na categoria Aquecimento Solar, com projeto Boa Energia Solar, programa onde foram instalados painéis de energia solar em residências de famílias de baixa renda na área de concessão da Distribuidora. A premiação, que aconteceu na manhã do dia 12, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, e abordou o tema eficiência energética, foi realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco).

O Boa Energia Solar foi premiado pela iniciativa da EDP Bandeirante, em parceria com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo), em promover a modernização e eficiência energética com a instalação dos aquecedores solares, composto por coletores, boilers e tubulações, e a substituição dos chuveiros elétricos por chuveiros inteligentes, contribuindo para a economia de energia e para a redução do valor da conta de luz dessas famílias. As ações realizadas pelo programa Boa Energia Solar preveem, também, a doação de kits com lâmpadas fluorescentes compactas. Com essas ações, a economia média no valor da fatura por meio do uso dos equipamentos eficientes pode variar entre 25% a 30%.

“O prêmio é resultado do compromisso da EDP Bandeirante em contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades de baixa renda, com ações que reduzam a conta de energia desses consumidores, e de uma forma sustentável”, afirma João Brito Martins, gestor executivo de Inovação da EDP no Brasil.
O programa irá beneficiar ao todo cinco mil famílias da área de concessão da EDP Bandeirante. Em 2011, Pindamonhangaba foi o município contemplado e no primeiro semestre deste ano Guaratinguetá e São José dos Campos receberam o programa. Os próximos municípios a receber o projeto são Roseira, Lorena, Cachoeira Paulista, Taubaté e São Sebastião no Litoral Norte.