Universdade do Sol Online

Vagas de emprego nos EUA são solares

Por Andrea Luecke, Director Executivo da Fundação Solar dos EUA – 24 de setembro de 2012

WASHINGTON, DC – Muitas vezes, encorajadoras histórias sobre a nossa economia são substituídas por histórias desanimadoras de falências e demissões. Esses tipos de primeira página desencorajam empresas e candidatos a emprego também. Embora as taxas de desemprego estejam ainda em dois dígitos em alguns estados, a indústria solar tem sido um segmento forte e em crescimento na nossa economia nacional.

Ainda longe das manchetes de primeira página, há inúmeros exemplos de crescimento da indústria solar e de criação de emprego em toda a América. Como já era esperado um crescimento recorde e continuado em capacidade instalada de energia solar, a maioria das empresas de instalação foram bem sucedidos no crescimento de seus negócios, e um punhado de fabricantes de subprodutos continuaram a crescer e expandir também. Mais recentemente, Semprius anunciou que está abrindo uma nova fábrica solar em Henderson, NC que vai criar pelo menos 250 novos postos de trabalho, e uma empresa de fabricação alemã de painéis solares, Solarzentrum, anunciou planos para expandir em Ohio e criar mais 140 novos postos de trabalhos solares. Embora estes exemplos demonstrem pequenas adições para a força de trabalho solar, eles são dignos de nota.

De acordo com nossa pesquisa, a indústria solar nos EUA empregou mais de 100 mil norte-americanos em 2011, um número que representa um aumento de 6,8% no emprego a partir de 2010. Isto significa que a indústria de energia solar criou empregos a uma taxa quase dez vezes mais rápido do que a economia em geral. Embora a indústria de energia solar provenha de uma base pequena, seu crescimento indica que a energia solar é uma realidade positiva e esperamos que seja uma proposta vencedora para os legisladores. Mas a questão é: podemos esperar este tipo de crescimento em 2012?

Se Solyndra nos ensinou algo, é que não podemos tomar nada como garantido. Ele ensinou-nos que, apesar do crescimento incrível que a indústria solar nos EUA tem experimentado ao longo dos últimos anos, não podemos descansar sobre os louros. Ele nos ensinou que temos que continuar a lutar para abastecer os legisladores com dados credíveis que provem que a indústria solar é diversa e tem um impacto significativo sobre a economia. A questão da energia solar depende de nossa capacidade de definir isso sem investigação “de impacto.” Mais especificamente, sem dados, campanhas e grupos de defesa, não terá justificativa intelectual suficiente para impulsionar o mercado de energia solar e as empresas de energia solar vão permanecer no inconsciente da indústria, figurando apenas como tendências que possam ser observadas no futuro.

Os empregos são um forte indicador de demanda da indústria, mas eles também são afetados pela eficiência do trabalho e intensidade de trabalho. Contagens de postos de trabalho representam diretamente a saúde de uma empresa ou setor. Muitas vezes é o único indicador em que os legisladores se preocupam ao tomar decisões. É por isso que eu peço a todas as empresas de energia solar em operação nos EUA e às empresas que fornecem à indústria solar seus produtos ou serviços, que preencham a pequena pesquisa para o “National Solar Jobs Censo 2012”.