Universdade do Sol Online

CDHU apresenta projeto de aquecimento solar em São José dos Campos

Parceria entre a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a EDP Bandeirante vai instalar aquecedores solares em 605 imóveis dos conjuntos habitacionais Eugênio de Melo, São José dos Campos A1 e A2. Nesta quinta-feira, 28 de junho, o sistema será apresentado aos moradores em evento que será realizado às 19h30 horas, na Rua Cinco com Avenida Quatro, Jardim São Judas Tadeu, São José dos Campos.

A apresentação marcará o início do processo de instalação dos aparelhos. Um estande terá um equipamento demonstrativo e servirá para orientar e conscientizar os moradores sobre o bom uso dos recursos energéticos e suas vantagens. Além dos aquecedores, o acordo entre as empresas estabelece ainda a substituição de lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas, de alta eficiência energética, e a troca do chuveiro convencional por um com sistema híbrido, que opere com o aquecedor solar e energia elétrica de baixa potência, com dispositivo eletrônico para controle de temperatura.

O sistema de aquecimento solar possui dois componentes básicos: o coletor e o reservatório térmico. O coletor é instalado sobre o telhado e absorve o calor, aquecendo a água que circula em seu interior. A água aquecida é armazenada no reservatório, que varia de tamanho conforme a necessidade de consumo, e então é destinada exclusivamente para o banho. Com esse sistema é possível reduzir significativamente o consumo de energia elétrica.

Esta iniciativa faz parte uma série de medidas adotadas pela CDHU para que seus conjuntos habitacionais sejam ecologicamente sustentáveis. A Companhia estima uma economia de cerca de 30% na conta de luz do morador com a instalação do aquecedor solar. O sistema contribui diretamente para a preservação do meio ambiente, pois reduz a demanda por energia elétrica nos horários de pico e a necessidade de instalação de novas usinas, impedindo as inundações e o impacto ambiental causados pelas hidroelétricas, bem como a queima de combustíveis fósseis e a poluição, no caso das termoelétricas.

As novas moradias entregues pela CDHU já vêm equipadas com o sistema de aquecimento solar. Para atender moradores de conjuntos antigos, a Companhia tem firmado parcerias com concessionárias de energia elétrica. O protocolo entre CDHU e EDP Bandeirante está possibilitando a instalação de 4,8 mil equipamentos em moradias já entregues. Acordo semelhante com a CPFL prevê a instalação de 6.691 aquecedores em conjuntos localizados nos municípios pertencentes à área concessão desta empresa. Com a AES Eletropaulo estão sendo instalados 5 mil aparelhos em condomínios da Cidade Tirantes e Guaianazes, zona leste da Capital. As parcerias beneficiam diretamente famílias de baixa renda que têm uma redução significativa no valor da conta de consumo de energia elétrica.