Universdade do Sol Online

Índia: “Energia solar térmica é uma prioridade do governo”

Índia: Energia solar térmica é uma prioridade do governoA Índia é um dos mais dinâmicos mercados solares térmicos em todo o mundo. Solarthermalworld.org falou com Tarun Kapoor, secretário-adjunto do Ministério de Energia Nova e Renovável (MNRE) do Governo da Índia, sobre o mercado de rápido crescimento, em geral, e as dificuldades com as estatísticas do mercado, em particular. Kapoor passou pelo Serviço Administrativo Indiano em 1987 e pode olhar para trás em 24 anos no serviço público como diretor de departamentos que lidam com a geração de energia renovável. O engenheiro elétrico, dirigiu o Departamento de Energia no governo do estado, antes de assumir o cargo de secretário-adjunto na MNRE há dois anos.

Solarthermalworld.org: A Índia é um dos países onde o mercado de sistemas solares térmicos mais cresce ao redor do globo. O que está causando essa tendência forte de alta?
Tarun Kapoor: Sendo um país tropical, temos ampla luz solar durante todo o ano. A demanda de energia do país está crescendo constantemente e, mais importante, a energia solar térmica tem sido uma prioridade do governo.

Solarthermalworld.org: Em sua Missão Solar Índia, o governo estabeleceu uma meta ambiciosa de tecnologia solar térmica. É este o objetivo ainda a ser alcançado?
Tarun Kapoor: Nós publicamos todas as nossas conquistas em www.mnre.gov.in. Até 31 de Janeiro de 2012, a área instalada de coletor acumulado era de 4.980.000 m² em todo o país. Se você comparar este valor com os 3.970.000 m² de área instalada, alcançada em 31 de janeiro de 2011, você pode ver que nós instalamos 1,01 milhão de m² de área de coletor no último ano fiscal. Nosso objetivo é chegar a um total de 7.000.000 m2 até março de 2013 e, claro, estamos bem em nosso caminho para conseguir. A nossa mais recente publicação diz que já atingimos 5.730.000 m² de área coletora instalada até o final de julho de 2012.

Solarthermalworld.org: Parece difícil realizar pesquisas de mercado em um mercado de energia solar térmica em expansão. Como você recebe os números de seu mercado?
Tarun Kapoor: Nós nos aproximamos dos nossos Parceiros de Canal em uma base regular e coletamos os dados a partir deles. Desde abril de 2011, o MNRE convidou cerca de 50 parceiros de canal para apresentar diretamente as suas aplicações de subsídios para o ministério. Parceiros de Canal incluem empresas de energia renovável, de Serviço (RESCOs), instituições financeiras, integradores de sistemas solares térmicos, os fabricantes de componentes baseados no estado, agências, empresas de energia elétrica e de organizações não-governamentais que tenham obtido uma classificação de crédito certo. Também lançamos um novo software chamado Solarwhin em que todos os canais de alimentação, os Parceiros, lançam seus dados de realizações. Isso nos permite chegar perto dos números precisos do mercado.

Solarthermalworld.org: Qual o tamanho que você acha que é a “cifras negras”, ou seja, o número de sistemas solares térmicos, que são vendidos sem o padrão BIS?
Tarun Kapoor: Eu estimo que estes produtos não registrados cobrem cerca de 10% do volume do mercado anual.

Solarthermalworld.org: Números de mercado fiáveis ??é um guia importante para a indústria nacional indiana. O que você tem em mente para melhorar suas estatísticas nacionais?
Tarun Kapoor: Estamos planejando para envolver os associados e realização de estudos por eles. Enquanto isso, nós também criamos um sistema informatizado, em que os Parceiros de Canal preenchem seus dados online. Ele inclui a área do coletor encomendado em um determinado mês, capacidades de vários tipos de sistema, o seu custo e as informações sobre o usuário final. Nossos objetivos principais são aumentar a penetração no mercado de aquecedores solares de água, chegar a cidades a descoberto, melhorar a qualidade do produto e desenvolver um bom mercado aberto. Temos o objetivo de manter um volume anual de mercado de 2 milhões de m² de área de coletora até em 2022.