Universdade do Sol Online

Nanosol – Água quente sem grande investimento

Nanosol  solar hot water without a big deal

Nanosol NA 130

09/08/2012 – Por:Jan GesthuizenO produtor turco de coletores solares planos Ezinç, apresentou um novo modelo de aquecedor solar de água, chamado de “Nanosol NA 130”.

O sistema combina um coletor solar e um reservatório térmico de 130 litros esmaltado em uma unidade. Como um sistema passivo, no qual a água é aquecida diretamente, não precisa de bombas, um tanque de armazenamento separado ou trocadores de calor.

A Ezinç reduziu a perda de calor através da colocação do reservatório de água dentro de uma caixa especial resistente aos raios UV e isolada termicamente. Isto foi possível com a inserção do reservatório de água numa caixa de tampo de polímero com camada dupla de isolamento de ultra-elevada transmitância, que permite que o calor do sol possa atingir o reservatório de água. A grande massa térmica da água, juntamente com o isolamento, reduz a dissipação de calor para fora do tanque. Ela também tem embutido um elemento reserva para aquecimento elétrico de 2 kW para dias nublados, com um termostato regulável no tanque integrado.

Com o Nanosol a empresa tem como alvo clientes que necessitam de uma solução de economia de espaço, por não terem espaço suficiente para um aquecedor solar de água convencional. O Nanosol pode ser instalado em varandas, terraços, telhados e paredes.

Nota: A Ezinç é uma fabricante turca e seus produtos não são comercializados no mercado brasileiro.