Universdade do Sol Online

Projeto “Cidadãos do Futuro”

A Fundação Augusto Mazzon, “Universidade do Sol”, tem como objetivo disseminar a tecnologia do aquecimento solar de água através da capacitação profissional, publicações específicas, treinamento, pesquisas, desenvolvimento da tecnologia e organização de eventos.

Através do projeto “Cidadãos do Futuro”, a Universidade do Sol oferece a oportunidade para que crianças do ensino fundamental e médio tenham acesso a informações e conceitos que as capacitem para interagir com o seu ambiente de forma ecologicamente correta. Esse projeto se viabiliza através de visitas de grupos escolares à Praça do Sol, seguida de palestra informativa sobre energias alternativas e sistemas de aquecimento solar de água. Ao final, é servido lanche e refrigerante às crianças.
No Brasil a maior parte de energia elétrica é gerada pelas usinas hidrelétricas e, dentro de uma residência, pelo menos 30% da energia consumida vai para o aquecimento de água para banho (chuveiro elétrico).

As grandes centrais hidrelétricas, em razão de suas gigantescas barragens e lagos represados, causam grande impacto ambiental como, por exemplo, desmatamento, inundações em grandes áreas, deslocamentos de comunidades, desequilíbrio da fauna silvestre, alteração no ambiente de animais de pequeno, médio e grande portes, entre outros.

A Universidade do Sol acredita que através da disseminação dos conceitos de energias renováveis e da divulgação da possibilidade da utilização da energia solar em substituição à energia elétrica nos processos de aquecimento de água para banho, além de proporcionar um banho mais gostoso, saudável, econômico, seguro e ecologicamente correto, estamos formando cidadãos responsáveis pois, as crianças de hoje são a esperança de um futuro melhor para o Brasil e para o mundo.